Memory Chips |
|||
Pirata do Espaço (Groizer-X / Gloizer-X / El Justicero) Apesar de ter sido criado em 1976 por Go Nagai e Gosaku Sakurada este desenho com 36 episódios de 24 minutos só veio a ser exibido no Brasil em 1983 na finada TV Manchete no programa Clube da Criança apresentado pela Xuxa.O desenho, que fez um enorme sucesso por aqui, contava de modo grandioso as batalhas em defesa da Terra travadas por Joe e Rita dentro da nave de combate Pirata do Espaço lutando contra os terríveis robôs-bomba do Império Gailar que era comandado pelo tirano imperador Geldon no seu desejo de conquistar o Mundo. As aventuras começam quando o imperador obriga o grande cientista, professor Yan, a contruir uma imbatível nave de guerra para ajudá-lo em seu plano de conquistar o mundo. O professor constrói o Pirata do Espaço mas planeja fugir nesta nave junto com sua filha Rita pois não concorda com a tirania de Geldon. No momento da fuga o professor é atingido por um tiro dos guardas do imperador e não consegue fugir, então pede a Rita que vá sozinha. Rita se vê obrigada a partir no comando da nave mas acaba tendo de fazer uma aterrisagem forçada em uma ilha do Japão onde se encontra a Base Akane de acrobacias aéreas. Rita é resgatada pelo pelo professor Tobishima, chefe da equipe, e por Joe Kazaka, o piloto principal, e assim que se recupera do acidente, conta sua história. Sensibilizados, os integrantes da equipe Akane se juntam a Rita para iniciar o combate à tirania do imperador Geldon. Rita ensina Joe a pilotar o Pirata do Espaço e uma base para escondê-lo é construída na ilha.
No lado inimigo vamos encontrar o imperador Geldon ajudado por seus terríveis subordinados. Primeiro o General Daggar e mais tarde o traiçoeiro Marechal Dógus que tinha um olho em sua mão que destruia ou hipnotizava pessoas. Não
podemos esquecer do terrível cientista Golem que foi o responsável
pela criação da indestrutível
fortaleza voadora chamada Gelmus de onde saíam os Robôs-Bombas
para atacar as cidades. Mas o desenho não ficava só nisso e paralelamente às grandiosas batalhas, dramas mais profundos se desenvolviam e nos cativavam ficando na memória até os dias de hoje. Posso citar como exemplos: O sofrimento de Rita por ter de lutar contra seu próprio povo inclusive velhos conhecidos do planeta Gailar como no episódio em que Rita precisou enfrentar seu namorado de infância (Kent) em uma batalha e foi obrigada a matá-lo. Em outro episódio o melhor amigo do Professor Yan (pai de Rita) é enviado para recuperar o Pirata do Espaço mas ele se sacrifica para salvar a filha de seu velho amigo. Também tinha o drama do garoto Masato que além de perder os pais num ataque do império Gailar, acaba contaminado pela radiação das bombas do ataque, o que vem a lhe causar uma doença degenerativa que culmina com sua morte no episódio "A Morte Bate em Minha Porta". Puxa isso foi triste… Também tinha o amor de Rita e Joe que nunca deixa de ser platônico, apesar de todos torcerem para que eles ficassem juntos.
Chega
então a hora da despedida e Rita e seu pai partem com o Pirata
do Espaço de volta a seu planeta de origem enquanto Joe, fica só
na tristeza…
Eu me lembro:
Então Joe gritava "Acionar os motores ! Pirata do Espaço levantar vôo !" e todos colavam na TV esperando pra ver o que ia acontecer. Lembro que o Pirata do Espaço podia se transformar em um robô gigante para combater os inimigos e que isso normalmente acontecia em quase todos os episódios. Suas principais armas eram o raio Bola de Fogo que saia de suas antenas, o Raio Sônico disparado de um cristal entre os olhos, o raio Arco-Íris que saía de sua boca, as Metralhadoras-Pirata em seus ombros e o poderoso Torpedo Voador que saia de seu peito. De
que Joe e Rita usavam o torpedo voador só no final da batalha e
a gente ficava pensando por que eles não disparavam o torpedo logo
de cara e já acabavam com o inimigo ? Dos demais integrantes da equipe Akane: o mecânico Ippei, o veterano da Segunda Guerra Baku, o aprendiz Sabu e o rabugento Gen.
|
|||
13
|