LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
Olá pessoal, hoje vou falar de 7 produtos que você deve conhecer, mas talvez não saiba que foram criados há muito tempo atrás, foram passando de geração em geração e atravessaram as décadas de 70, 80 e 90, se modernizando e mudando de embalagem e de um jeito ou de outro fizeram e ainda fazem parte de nossa história, trazendo muitas lembranças do passado ! Lembrando que o Memory Chips (infelizmente...) não é patrocinado por nenhuma das empresas que produzem os produtos abaixo ! Pois vamos lá, a lista está em ordem de data, do mais recente para o mais antigo, 7 produtos que felizmente ainda estão por aí !
07) Bala Chita
É bem provável que você já experimentou a bala Chita, a mais tradicional é aquela com a embalagem amarelinha e sabor de abacaxi, mas tem de vários sabores como uva, framboesa e menta. Pois saiba que ela foi lançada em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz, que projetou as máquinas para fazer as primeiras balas mastigáveis do Brasil.
O nome da bala veio da paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan que estava sempre acompanhado de sua macaca Chita. O primeiro sabor lançado foi o de abacaxi, depois vieram os outros. Esta propaganda do lançamento do sabor uva remete ao programa humorístico Planeta dos Homens, onde na música de abertura falavam "O Macaco tá certo !" Lembro de comer muito esta bala quando pequeno e felizmente a bala ainda existe !
06) Sorvete Chicabon
O picolé Chicabon da Kibon feito de chocolate, leite e malte foi lançado em 1942 e é o segundo sorvete a ser lançado pela Kibon (o primeiro foi o Eski-bon). A origem do nome Chicabon é um mistério com várias versões, uns dizem que foi uma homenagem às mullheres brasileiras e o nome Chica era um apelido para Francisca, nome bem comum na época, outros dizem que foi em homenagem a uma sorveteira chamada Dona Chica e alguns citam que um dos executivos da Sorvex Kibon (nome antigo da empresa) se apaixonou por uma mulata chamada Francisca. Talvez nunca saberemos a verdade, mas o que importa é que esta guloseima atravessou décadas e felizmente ainda pode ser encontrada !
Eu me lembro que adorava ir no parque do Ibirapuera em SP e saborear este picolé com meus pais ! Sabia que nos anos 40 a garota-propaganda Eleonora Fuchs, de 19 anos, ilustrava os pôsteres do então Chica-bon, com os dizeres "sorvete formidável", o valor de CR$ 1,50 e que até hoje ela é conhecida como Miss Chicabon ? Na época causou polêmica por causa da frente única que ela vestia na propaganda !
05) Leite de Rosas O Leite de Rosas foi lançado em 1929, criado no Brasil por Francisco Olympio de Oliveira para limpeza da pele, nos anúncios dos anos 30 diziam que "Leite de Rosas limpa, clareia, amacia e perfuma permanentemente a pele". Com o tempo passou a ser utilizado também para remover maquiagem e até como desodorante para as axilas.
O tempo passou e as embalagens foram mudando, as primeiras eram de vidro e depois vieram as de plástico que acabaram ganhando sua cor rosa que está no mercado até hoje. O slogan nos anos 50 era : "O preparado que dá It" que na época significava "charme" e vinha com textos do tipo: "Toda mulher pode olhar, fascinada, a própria imagem quando o encanto de sua pele é mantido e realçado pelo toque inconfundível do mais moderno e mais completo embelezador da mulher" Voce sabia que: O Leite de Rosas chegou a ter Carmem Miranda como uma de suas garotas propaganda e que também foi o primeiro anunciante a mostrar moças de biquíni em suas peças de publicidade.
Com certeza alguém na sua família usava e você deve lembrar do perfume inconfundível, até hoje ! Eu me lembro da minha mãe usando para tirar a maquiagem.
04) Pomada Minancora É bem provável que você conheça e use a pomada Minancora ! Minancora foi criada no Brasil em 1912 pelo farmacêutico Eduardo Augusto Gonçalves e teve sua fórmula registrada em 1915, sendo assim já completou mais de 100 anos de existência ! Utilizada no geral como antisséptico e cicatrizante, mas que ficou conhecida popularmente por tratar espinhas e frieiras e servir até como desodorante para os pés e axilas !
Você sabia que o nome da pomada vem da junção do nome da deusa romana Minerva, que é ligada a sabedoria, com a palavra âncora pois Eduardo Augusto Gonçalves que era português, decidiu permanecer no Brasil.
Lembro que aqui em casa quando eu era pequeno e fazia um machucado, pedia para minha mãe passar a pomada redonda... Na época eu não sabia o nome, mas por causa do formato da latinha ficou pomada redonda mesmo e usamos até hoje :)
03) Leite de Magnésia Phillips Será que você já tomou o Leite de Magnésia Phillips ? É bem provável, afinal ele foi criado em 1873 nos EUA pelo farmacêutico Charles Henry Phillips e chegou ao Brasil em 1930. Desde então é utilizado para combater a azia e a prisão de ventre.
Por causa da cor branca do líquido feito a base de Hidróxido de Magnésio, foi chamado de Leite de Magnésia e em 1911 ganhou a cor azul na embalagem que no início era feita de vidro.
No Brasil estas embalagens de vidro eram importadas e somente em 1949 começaram a ser produzidas por aqui pela Cisper. Com o tempo a embalagem mudou para as garrafinhas de plástico azul e tampa de rosca. Em 1956 foi lançado o sabor menta e depois nos anos 90 surgiram também outros sabores. Clique no Leite de Magnésia para ver o antigo rótulo !
02) Maizena
A Maizena, cuja marca se confunde com o produto que é na verdade o amido de milho foi lançada em 1854 nos Estados Unidos por Wright Duryea como um amido para uso doméstico e culinário pois até então amido de milho era usado na indústria têxtil como goma para tecidos ! A Maizena já surge na sua tradicional caixinha amarela e chega ao Brasil por volta de 1874 ainda fabricada nos Estados Unidos e em 1930 seria aberta a fábrica no Brasil. Na década de 40 a Segunda Guerra Mundial colaborou para o aumento de consumo de amido de milho uma vez que os estoques de farinha de trigo estavam escassos. Em 1947 uma pesquisa mostra que 80% das donas de casa já consumiam Maizena ! Na década de 50, Maizena fazia 100 anos e virou atração da TV Tupi com as “Sabatinas Maizena”, lançou o livro “O alimento do bebê e da criança” e os “Cadernos Maizena”, com atividades para crianças.
Aqui em casa eu lembro da minha mãe preparando aquele manjar de coco com ameixas... humm ! Você sabia que "maiz" é milho em espanhol, daí o nome Maizena que é feita de amido de milho !
E e o mais antigo desta primeira lista de produtos que ainda estão no mercado é...
01) Sal de Fruta Eno Nem eu sabia que era tão antigo ! O sal de fruta Eno foi inventado na Inglaterra em 1850 por James Crossley Eno e ganhou este nome de sal de fruta por conter ácido cítrico que normalmente está presente em frutas ácidas.
Criado para tratar de problemas digestivos foi utilizado no início para aliviar enjôos e náuseas dos marinheiros, chegou ao Brasil no final dos anos 20 em sua embalagem de vidro e começou a ser fabricado por aqui a partir de 1932.
Nos anos 50 foi criada uma campanha publicitária "Não seja do Contra" onde ressaltavam a capacidade do sal de fruta ENO em melhorar o bom humor e aproveitar melhor a vida pois aliviava a prisão de ventre e a azia.
Em 1997 lançaram no Brasil o sabor laranja de Eno, em 2006 o sabor Guaraná, em 2016 o sabor Camomila e em 2020 o sabor Tutti-Frutti !
Enfim, com mais de 170 anos desde sua invenção, o Sal de Fruta Eno é utilizado até hoje para combater a azia e a má digestão, estando presente em mais de 50 países e em diversos formatos e sabores.
Você sabia que nas décadas de 1940 a 1960 o sal de fruta Eno era vendido nas bancas de jornais ?
Abaixo uma propaganda de Eno para TV de 1951, obrigado ao canal Baú da TV por essa relíquia !
Alguns dos seu Slogans: - Depois da farra... Eno ! - Sal de fruta Eno - O bem estar Instantâneo - Eno é alívio Já ! - Alívio Rápido em 6 segundos !
|
||
67
|