LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
José Ronald Golias (1929-2005) Entrou para o rádio nos anos 50 onde conheceu Manuel de Nóbrega que mais tarde o convidou a participar do programa de humor “A Praça da Alegria” que estreava na TV Paulista.
No entanto foi para a TV que dedicou a maior parte de sua carreira tornando-se parte da história da televisão brasileira onde provocou o riso espontâneo de várias gerações com seus personagens em diversos programas.
Na Record fez a Família Trapo de 1967 a 1971 onde interpretava o Bronco (Carlos Bronco Dinossauro) que era o cunhado folgado de Peppino Trapo (Zeloni).
Neste programa contracenava com Jô Soares, Otello Zeloni, Renata Fronzi, Cidinha Campos e Ricardo Corte Real além dos diversos convidados que por lá apareciam como Pelé, Roberto Carlos, Elis Regina, etc.
Além da Praça da Alegria e Família Trapo seguem outros programas em que participou: - Zilomag Show; - O Riso é o Limite; - Bronco Total (1972-1973) na Record; - Golias em Cinco Tempos (1974) na Tupi; - Folias do Golias no programa Silvio Santos; - Bacará 76 (1976) na TVS; - Superbronco (1979) na Globo; - A volta ao Mundo em 80 Perguntas (junto com Silvio Santos); - Bronco (1987-1990) na Bandeirantes; - A Praça é Nossa (1990-2005) no SBT com Carlos Alberto de Nóbrega; - Escolinha do Golias (1990-1997) no SBT; - Meu Cunhado (2004-2005) no SBT com Moacir Franco;
Além do Pacífico e do Bronco seguem outros personagens interpretados por Golias:
- O Profeta (“Walllaaa…” Um sábio do deserto que dava conselhos meio duvidosos a seus seguidores);
- O professor Bartolomeu Guimarães (Um velhinho que sempre dormia no meio da conversa);
- Isolda, a jornalista;
- Superbronco, o alienígena;
- Além de alguns personagens mais antigos como Bueninho, o catedrático; o Come Rã; o Esquizofrênico; o Revoltado; o Chato; Niquinho, o garoto levado; Papai é Grande e o Gozador (Fonte: Revista do Rádio Nro. 709). Golias era aquele tipo de humorista engraçado por natureza, com mais de 50 anos de carreira fazia rir sem esforço usando de muito improviso, irreverência e de uma naturalidade sem igual.
Ronald Golias e Carlos Alberto de Nóbrega - Professor Bartolomeu Guimarães
Enfim uma perda gigantesca para todos nós que lembramos com saudade desta figura tão querida do humor brasileiro.
|
||
62
|