LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
Estamos chegando ao fim do ano e lembranças natalinas e de ano-novo começam a voltar a minha memória ! E os pisca-piscas que quando uma luzinha queimava, todas as demais apagavam e você ficava tentando descobrir qual era a bendita luzinha queimada !
O Banco Nacional começava a passar aquela propaganda do coro de natal em que todos cantavam: "Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz..." e que o menininho chegava bem em cima da hora para cantar o verso final ! A Varig fazia todo mundo cantar:Estrela das Américas, no céu azul, iluminando de Norte a Sul, Mensagem de amor e paz, nasceu Jesus, chegou o Natal ! Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de Felicidaaaade, E um ano novo cheio de Prosperidade, Varig ! Varig ! Varig !
Tema de Natal da Varig Naquela época ainda não existia email e as pessoas trocavam cartões de Natal pelo correio, tinha gente que enchia a árvore com eles ! As lojas estavam a toda fazendo promoções de fim de ano e propagandas ligadas
ao tema como aquela da Riachuelo do Natal Total:
Propaganda Natal Total Aliás, na época os shoppings ainda estavam começando a aparecer e o pessoal ia fazer as compras de natal no centro da cidade nas grandes magazines com vários andares como o Mappin que em São Paulo ficava ali pertinho do teatro municipal ! Por falar no Teatro Municipal de São Paulo, foi ali que em 1973 foi realizado o Festival de Natal com um coro de 1200 pessoas, com velas na mão, cantando músicas natalinas nas escadarias do teatro ! E as propagandas de natal da Coca-cola sempre muito bonitas e que alguns dizem que graças a elas o Papai Noel ganhou sua vestimenta vermelha ! E os canais de televisão preparavam seus clips de fim de ano mostrando todos os atores juntos cantando músicas como a inesquecível: "Marcas do que se foi, Sonhos que vamos ter... "
Marcas do que se foi
Ou então: Parentes de lugares distantes chegando para as comemorações e você ali perto da árvore tentando adivinhar quais presentes eram os seus e se você ia ganhar aquele brinquedo que você tanto pediu ou então a tão sonhada bicicleta (Não esqueça da minha Calói !) Enquanto isso mães, pais, tias, avós, faziam os preparativos para a festa, cozinhando delícias como perus, frangos, chesters e outras (afinal cada família tem sua receita especial de Natal !) e enquanto a comida não era servida o pessoal ia comendo aquelas frutas secas e quebravam nozes e castanhas na quina da porta pois não encontravam o abridor !
"Hoje a noite é bela, vamos a capela, vamos eu e ela, felizes a cantar..." "Seja rico, seja pobre o velhinho sempre vem..." "Noite Feliz, Noite de Paz..." "Jingle Bells, Jingle Bells, acabou papel, não faz mal não faz mal..." (Essa também vale afinal a molecada toda cantava !)
E por falar em disco também lembrei dos Disquinhos coloridos que também tinham suas histórias de Natal como aquele da Estrelinha Azul que queria passar uma noite de Natal na Terra ! Lembro que à meia-noite de um Natal lá dos anos 70, passou na TV o desenho da Turma da
Mônica onde cada personagem ganhava um presente especial:
Naquela época as crianças ainda acreditavam no Papai Noel e a gente esperava ansiosamente a noite passar para que o bom velhinho entregasse nossos presentes. A gente acordava e corria pra árvore ou então olhava debaixo da cama pra ver se estavam lá, afinal você tinha sido uma criança boazinha o ano todo não é ? Também acontecia às vezes de a meia-noite aparecer alguém vestido de Papai Noel, fosse um parente ou alguém da rua oferecendo balinhas, tocando seu sino enquanto carregava o saco vermelho cheio de presentes ! Então o relógio mostrava que era meia-noite e todos se cumprimentavam desejando Feliz Natal, se juntavam para fazer uma oração e lembrar do Aniversariante (Jesus nasceu !) e aí começava uma alegre troca de presentes ou quem sabe o tradicional amigo secreto seguido de uma gostosa ceia que te fazia dormir muito feliz, cheio de alegria e esperança de um mundo melhor ! Que Saudade... Espero que você possa ter um Próspero Ano Novo e um Natal muito feliz, cheio de alegrias para que você possa lembrar com saudades desta data daqui a algumas décadas ! Estes São os votos do Memory Chips a todos aqueles que por aqui passaram e relembraram bons momentos neste ano !
|
||
32
|