LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
JOGOS ELETRÔNICOS Desta vez resolvi falar um pouco mais sobre os jogos eletrônicos das décadas de 70 e 80 ! Nem todo mundo tinha a chance de possuir estas maravilhas da época mas com certeza tiveram contato com as mesmas, seja na casa de um colega, na escola ou mesmo numa loja de departamentos tipo Mappin ou Mesbla. Era só procurar onde estava a molecada amontoada que com certeza você ia encontrar um telejogo, um Atari 2600, um Odissey ou outra novidade fascinante ! Vendo a capacidade e definição dos videogames atuais eu me lembro de meus avós que ao me verem brincando com um relógio com joguinho falavam assim: “Nossa, não sei o que está gente ainda vai inventar !” Pois é ! O tempo passa rápido e muito mais rápido ainda quando se fala de tecnologia ! Viajando um pouquinho ao passado em direção ao final da década de 70, lembro que a moda eram os relógios CASIO com melodias e com joguinhos ! O videogame ainda não tinha sido inventado e o pessoal do colégio, na hora do recreio, fazia uma rodinha em volta do garoto que tinha um CASIO Game-10, todos querendo uma chance de controlar naves espaciais através daqueles minúsculos botõezinhos do relógio. Também já apareciam os primeiros joguinhos que você segurava na mão e tinha uma telinha onde pequeninas luzinhas vermelhas (leds) acendiam e apagavam acompanhadas de sons eletrônicos para simular uma incrível partida de futebol, veja o exemplo ao lado com o Soccer da Mattel (1978) ! Rapidamente a tecnologia avançou e dezenas de jogos em relógios apareceram mas a moda já era outra pois tinham surgido os inesquecíveis Game Watches da Nintendo que fazendo uso das telas de cristal líquido fascinaram e viciaram as crianças que tiveram contato com estes joguinhos. Exemplos clássicos são o Fire de 1980 onde você controlava dois bombeiros com
uma maca para a esquerda e para a direita tentando salvar pessoas desesperadas
que pulavam de um prédio em chamas. Octopus, onde você tinha de pegar o tesouro no fundo do mar sem ser pego pelos braços do polvo que protegia o tesouro. E Snoopy Tennis onde você tinha que rebater as bolinhas de tênis jogadas pelo Woodstock são mais dois exemplos deste tipo de joguinho que era realmente uma delícia !
Se você viu com certeza lembra que ele era todo laranja por fora com a frente em alumínio brilhante.
Nesta mesma época apareceram boatos de um aparelho que você podia ligar na TV, sim na TV, e jogar 3 jogos diferentes: futebol, tênis e paredão !!! Através de dois botões giratórios no console, um para cada jogador, dois palitos verticais se moviam para cima e para baixo junto a um pontinho quadrado que se movimentava pela tela e nós tinhamos mais uma vez uma incrível partida de futebol.
Estava inventado o Telejogo que aqui no Brasil foi lançado pela Philco em 1977. Mais tarde apareceu o telejogo com 10 jogos e com controles destacavéis parecidos com um joystick e que permitiam mover seus jogadores em várias direções ! Se você tinha um Telejogo com certeza ouviu de seus pais ou avós algo do tipo: "Desliga isso menino que vai acabar quebrando a TV !" . Não sei de onde tiravam estas idéias...
Então o tempo passou e no ano de 1980 corria um boato de um telejogo que vinha com mais de cem jogos, ninguém acreditava que isso seria possível ! O que nós não sabíamos é que na verdade não era um telejogo mas sim a chegada das primeiras unidades do ATARI 2600 ao Brasil e que os jogos vinham agora em cartuchos podendo ser trocados a qualquer momento. Também apareciam os clássicos Joysticks e os não tão conhecidos Paddles que eram um outro conjunto de controles que acompanhavam os Ataris importados e serviam para jogar alguns jogos como o Kaboom ! Estava inaugurada a era do videogame no Brasil e todos corriam para as lojas do Mappin, Mesbla, Cinótica e outras para ver esta maravilha e seus incríveis jogos que ficarão para sempre na memória do pessoal da época. Criado em 1977 nos EUA o Atari começou a aparecer no Brasil por volta de 1980 com um pessoal que trazia umas unidades importadas. Em
1981 as grandes magazines como o Mappin começam a vender estas
unidades importadas por aqui e então surgiram os clones: Dynavision
e Dactar . Oficialmente o Atari só seria lançado no Brasil
em setembro de 1983, pela Polyvox da Gradiente e eu me lembro que ele vinha com o cartucho Missile Command.
Muitos dos jogos clássicos eu já comentei aqui no Memory Chips como Enduro, River Raid, Pac-Man e etc. Abaixo seguem mais alguns clássicos como Tênis, Frogger, Berzerk, Boxing e Megamania.
Assim apareceu por aqui o Odissey criado em 1981 e lançado no Brasil pela Philips em 1983. O Odissey vinha com um teclado alfanumérico e seus cartuchos possuiam uma alça e o nome traduzido para o português !
Eu me lembro de ter participado de um concurso jogando Didi na Mina, acho que foi na Mesbla !
Também apareceu o Intellivision criado pela Mattel em 1980 e lançado no Brasil em 1983 pela Sharp (Digiplay). O Intellivision tinha uns controles diferentes compostos de um círculo e um pequeno teclado onde você encaixava um cartão específico do jogo para saber qual botão deveria ser pressionado.
Os gráficos e o som já eram bem mais avançados e fica uma saudade de temas clássicos como o Burgertime, onde um cozinheiro ia montando hamburgueres enquanto fugia das terríveis salsichas e picles tendo apenas um vidrinho com pimenta para se defender. Outros jogos clássicos eram o Shark do tubarão e o Astroblaster de navezinhas. O Colecovision criado em agosto de 1982 e lançado no Brasil entre 83 e 84 com o nome de Splicevision era o videogame mais avançado da época, com gráficos impressionantes, som e jogos incríveis mas que infelizmente no Brasil não teve grande divulgação.
Alguns jogos que deixam saudades são o clássico Donkey Kong e seu sucessor Donkey Kong Jr., Ladybug, BC's e o famoso Zaxxon.
Ainda faltou falar dos últimos videogames da década de 80 e do
sucesso do computador MSX no Brasil mas isso fica para uma próxima página !
|
||
35
|