LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
O Rádio sempre esteve na moda desde sua invenção. Nesta página o Memory Chips presta uma pequena homenagem ao Rádio relembrando alguns equipamentos, algumas rádios, programas e radialistas brasileiros dos anos 70/80/90 ! As lembranças que publico a seguir são na maioria de rádios de SP, se você tem alguma lembrança especial desta época da sua região pode postar nos comentários abaixo ! Os
rádios antigamente usavam válvulas eram grandes e espaçosos
e ocupavam lugar de destaque na sala das pessoas. Com a invenção
do transístor eles diminuíram de tamanho !
Na cozinha sua mãe talvez usava um rádio maiorzinho com
antena esticada para ouvir os programas da manhã como o Show da
Manhã com Fausto Canova e mais tarde com Randal Juliano ou talvez
o programa do Gil Gomes que começava com "Gil Gomes lhes diz...
Bom Dia !" e contava casos tenebrosos de violência com aquela
voz inconfundível ! Já falei em outra página mas vale relembrar o Zé Bétio que alegrava as manhãs das donas de casa e que logo cedo já anunciava algum remédio contra verme ou gritava no rádio: " Alô Dona de Casa, vamos acordar, joga água nele, Tchibum !"
Trechos de programas antigos do Rádio
Nos anos 80 os pequenos radinhos foram substituídos pelo Walkman lançado pela Sony em 1979 e que a partir de 1988 começou a ter modelos com rádio !
Lembra do sistema push buttom de sintonia ? Você apertava o botão e o ponteirinho de sintonia deslizava até sua rádio favorita !
No Brasil uma marca que deixou lembranças foi o Motorádio, lembra daquele modelo com toca fitas e o avançado sistema de auto reverso que tocava o outro lado da fita sem ter que tirá-la.
Das rádios você deve lembrar da Pool FM na frequência 89,1 com o Julinho Mazzei que começou a fazer locução como nas rádios americanas. Tinha o programa Megamix, o Flash Disco Pool e ficou no ar de 1983 a 1985 conquistando muitos fãs. Depois virou 89 a Rádio Rock que já atendia um público que gostava de uma música mais alternativa do mesmo modo que a rádio 97FM. A Rádio Cidade que sempre dava um jeito de colocar a palavra "Cidade" no meio das músicas, tinha entre outros os programas Saudade Cidade, Love Songs e Sucesso da Cidade. A extinta rádio Excelsior "A Máquina do Som" com seu locutor Antonio Celso. Talvez você ainda tenha um LP com as paradas de sucesso da Excelsior ou lembre do programa Balancê de 1977.
Trechos de programas antigos do Rádio
A Rádio América AM que tocava músicas bem populares e no final você ouvia: "Américaaaa... Trimmmm" Lembra do Mister Sam (Santiago Malnati) que lançou a Gretchen ! Enquanto tocava suas músicas ele anunciava com seu sotaque carregado: "Jeans é lá no centro, na Jeans Jeans Tarka !" Quem é do Rio de Janeiro deve lembrar de ouvir a rádio Tamoio e também a rádio Mundial com o DJ Big Boy que saudava os ouvintes com um "Hello crazy people!" De Minas Gerais tinha a rádio Mineira AM690 de Belo Horizonte ! E que tal falar da rádio Panamericana, mais conhecida como Jovem Pan ? No início a Jovem Pan FM era conhecida como JovenPan
II; ... O que me lembra também do homem do tempo que era Narciso Vernizzi e de Reali Junior que era o correspondente internacional direto de Paris ! Ainda
na Jovem Pan eu sempre ouvia o Programa do Djalma Jorge Show que com sua
voz empostada sussurava no rádio:
Trechos de programas de humor antigos do Rádio Falando de outros programas de humor do rádio, você lembra dos Sobrinhos do Ataíde de 95 com Paulo Bonfá, Marco Bianchi e Felipe Xavier ? Eu morria de rir com o Peterson Foca, o pequeno Wilber, Marquinhos e as sátiras do Homem Aranha: "-Socorro, Homem Aranha, Homem Aranha por favor você pode nos ajudar ? -Hummmm... não !" E claro vamos lembrar do "Show de Rádio" que surgiu em 1969 criado pelo famoso radialista Estevam Sangirardi e foi transmitido entre as décadas de 70 e 80, primeiro na Jovem Pan e mais tarde na rádio Bandeirantes.
Começando 5 minutos após o término do jogo de futebol, com muito improviso e talento, trouxe a tona diversos humoristas e radialistas, nomes como Odayr Baptista, Serginho Leite, Ciro Jatene, Nelson Tatá Alexandre , Escova e muitos outros. Eram diversos personagens inesquecíveis que misturavam humor com comentários do futebol, você deve lembrar do: - Comendador Fumagale, da Noninha e seu cachorro Vardemá Fiume que eram italianos com um sotaque carregado, torciam pelo Palmeiras e adoravam o Palestra Itália. - Lorde Didu Morumbi, um milionário que torcia pelo São Paulo e era apaixonado pelo seu time ao qual chamava de "Saint Paul de mon petit coeur" . Sentado em seu sofá cinza-ratinho ele comentava as conquistas do seu time com seu mordomo Archibald enquanto tomava uma "Champã". - Joca o sofredor fanático pelo Coringão, sua mulher Nega e o bode Baltazar que torciam pelo Corinthians e eram devotos de São Jorge ". Eu lembro que o Joca gritava: "Ô Nêga, traz as ampolas aí que o Coringão vai entrá em campo..." e do lado de lá se ouvia um grito "Ahhhhhhh". - Zé das Docas e Lança Chamas que eram Santistas e frequentavam o bar do Portuga; - O casal Manoel e Maria que eram torcedores da Portuguesa; - Beicinho e Zé Trombada (freqüentadores do bar Babulina); Comendador Strufaldi; Zezé; Vandeca; Cacá e muitos outros...
Trechos do Show de Rádio A partir de 1972, o programa passou a apresentar trechos
da Rádio Camanducaia, uma rádio fictícia do interior criada por Odayr Baptista que tinha o locutor Alberto Jr. que fazia de tudo na rádio e irradiava propagandas engraçadas e notícias inventadas, você lembra do prefixo: Enquanto isso Alberto Neto cuidava das transmissões de futebol mas normalmente o que se ouvia era:"- Olá torcida brasileira, estou aqui no Pacaembu. O estádio está deserto, não tem ninguém. Acho que não vai ter jogo. Acho que me mandaram para o estádio errado..."
Trechos da Rádio Camanducaia Eu me lembro de ouvir este programa no rádio do carro com meu pai e dar muitas risadas ! Serginho Leite fica na saudade e na memória por sua passagem no Show de Rádio, suas paródias, suas imitações (Pelé, Maguila , Zé Bétio, Clementina de Jesus, etc, etc) sem contar seus animados programas nas rádios Cidade FM, Jovem Pan II e na Globo FM nos anos 80. Lembra do Café com Bobagem com Zé Américo, Oscar Pardini e outros que começou nos anos 80 e está por aí até hoje ? Não posso deixar de citar também alguns locutores esportivos que deixaram sua marca no rádio brasileiro trazendo a emoção dos jogos de futebol para o áudio de seu rádio. Entre tantos gostaria de citar: Haroldo Fernandes, Jorge Cury, Oduvaldo Cozzi, Osmar Santos, Pedro Luiz, Edson Leite, Fiori Giglioti, José Silvério, Flávio Araújo e Joseval Peixoto.
Futebol no Rádio Desculpe, sei que muitos radialistas, programas e rádios dos anos 70/80/90 de grande importância ficaram de fora desta página mas o assunto é vasto e não dá pra falar tudo de uma vez, em páginas futuras vou complementando estas memórias !
Em especial queria agradecer ao programa Energia na Véia da Energia97 que assim como o MemoryChips relembra hoje estas décadas passadas trazendo muita música, lembranças e alto astral ! Obrigado Silvio Ribeiro, produção e Dj´s por este maravilhoso trabalho ! Obs.: Para quem quer saber mais sobre o Rádio seguem abaixo alguns links interessantes que ajudaram na construção desta página:
|
||
54
|