LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
TV - BRASIL II Você acordava, corria para a TV, provavelmente uma branco e preto cheia de válvulas, ligava e ficava esperando a imagem aparecer (pois naquela época demorava até ela aparecer...) e você já ia ouvindo aquela musiquinha que dizia assim: Todo dia é dia , Toda hora é hora.
Tema de Vila Sésamo Era o programa Vila Sésamo que estava começando na sua versão adaptada para o Brasil e você ficava vidrado na telinha para ver seus amigos Ênio, Beto, Garibaldo e até o chato do Gugu dentro de seu barril ! Se você se identificou com o que eu disse acima é porque você foi uma criança sortuda que entre os anos de 1972 e 1976 teve a chance de assistir Vila Sésamo na TV e recebeu ensinamentos básicos que o ajudaram a aprender a contar, soletrar, ler, etc. Tudo isso brincando junto com os personagens da Vila que proporcionavam um programa divertido e educativo como há muito tempo não vemos na televisão brasileira. Vila Sésamo passou primeiro na TV Cultura / TVE e depois na Globo e era uma adaptação do programa americano Sesame Street da CTW (Children's Television Workshop) que passa até hoje na programação de lá. Aqui o programa mostrava o dia a dia do pessoal da chamada Vila Sésamo que era composto por um grupo de crianças, pelo seu Almeida (Manoel Inocêncio) dono do armazém que era amigo do Juca (Armando Bógus) que era casado com a Gabriela (Aracy Balabanian) e era primo da professora Ana Maria (Sônia Braga) que namorava o Antônio (Flávio Galvão). Todos estes habitantes viviam junto das bagunças criadas por um enorme pássaro de longas pernas chamado Garibaldo (Laerte Morrone), de um sujeito muito ranzinza que não saia de dentro de seu barril chamado Gugu, do Funga-Funga que era um tipo de elefante bastante esquisito e de outros bonecos muito engraçados que vieram do programa original americano como o Ênio e o Beto que viviam discutindo por causa de bolachas !
Você sabia:
Globinho
Globinho era aquele telejornal feito para crianças e adolescentes
mas que também era assistido por muitos adultos ! Passava na Globo
(É claro...) e era apresentado pela bela e carismática Paula Saldanha.
Abertura do Globinho pra você matar saudades ! Em meio às entrevistas e reportagens, também eram apresentados desenhos alternativos dos quais eu me lembro de: Mio e Mao que eram dois gatinhos feitos com massinhas que faziam bagunça enquanto tocava aquela musiquinha... Mio, Mao, Mio, Mao, lá, lá, lá, lá, lá, lá !
Tema de Mio e Mao A linha, que era um desenho que mostrava uma linha desenhada a lápis e que se transformava em um personagem e em vários objetos enquanto contava uma histórinha. Vermelho e Azul que também era uma animação com massinhas. E me lembro também da família Barbapapa, que já cheguei a citar aqui no Memory Chips e que mostrava as aventuras de uma família de 9 bichinhos (?!?) que podiam assumir qualquer forma.
Tema da Família Barbapapa Barbapapa, Barbamama e seus sete filhos Barbaclic, Barbacuca, Barbazoo, Barbatinta, Barbalala, Barbaploc, e Barbabela, cada um de uma cor e com uma característica especial, por exemplo o Barbazoo era amarelo e gostava de cuidar dos animais, Barbatinta era preto e peludo e adorava pintar as coisas e assim por diante; Você Sabia: Que o Globinho tinha equipes com repórteres mirins em cinco capitais do Brasil ! Pois é, agora só nos resta ficar na saudade de mais um programa que ao mesmo tempo era educativo e divertia contribuindo para a formação da criança daquela época ! Que o macaquinho que acompanhava a Paula na apresentação do Globinho chamava-se Loyola !
|
||
29
|