LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
E que tal lembramos de mais algumas coisas que se foram com o tempo, mas ainda estão vivas na memória de muita gente:
Você sabia que de 1931 até 1971 você precisava prestar um exame para passar do primário (Atual Fundamental I) para o ginásio (Fundamental II) ? Sim, para isso todos estudavam com o livro “Programa de Admissão” era como se fosse um vestibular da época, quem não passava ficava o ano estudando em uma classe especial para tentar novamente no ano seguinte e se alguém perguntava: “Em que ano você está ? ”, a criança respondia envergonhada: “Estou na admissão...” Antigamente a maioria das casas tinha assoalho de madeira e para que ele ficasse brilhante e limpinho as donas de casa tinham que ralar muito passando um esfregão de aço com cera no chão ! Eram aquelas ceras que vinham na latinha como a cera vermelha Parquetina ou a cera Cardeal ! Alguns dizem que isso era a academia da época !
Anos mais tarde entrou na moda o carpete e toda casa queria colocar um para evitar o trabalho de ficar encerando o chão. Com o carpete apareceram as vassouras mágicas para fazer a limpeza e também foram se popularizando os aspiradores.
Você tinha uma Feiticeira 2000 ? Ela tinha umas escovinhas giratórias que capturavam a sujeira dentro de um compartimento e depois você tinha que descarregar no lixo.
Antigamente era comum encontrar nos parques e nas praças um tocador de realejo ! Para quem nunca viu, o realejo era uma caixa de música bem grande equipada com foles que encantava as pessoas com uma ou várias músicas que eram alegremente tocadas girando-se uma manivela.
O tocador de realejo atraía seus clientes com a beleza da música e por uma quantia simbólica um papagaio tirava a sorte para as pessoas escolhendo um dos cartões em uma gavetinha cheia deles. Eu adorava ficar ouvindo a música do realejo, mas hoje em dia é raro encontrar um destes por aí! E então você pegava aquela gripe, garganta inflamada e sua mãe falava, não tem jeito vai ter que tomar uma injeção... E você ia até a farmácia, morrendo de medo de tomar a temida injeção de BENZETACIL, aí o farmacêutico falava “É só uma picadinha, não vai doer nada !”. Mentira... doía pra caramba !!! Hoje as crianças têm medo de tomar vacina porque não ficaram uns dias sem poder sentar direito depois de tomar uma bela Benzetacil ! Curar curava, mas alguns diziam que era como ir para o inferno e voltar !
As crianças de hoje talvez não saibam que até pouco tempo atrás para tirar fotos tinha de ter um filme dentro da máquina fotográfica ! Este filme tinha um número limitado de fotos, normalmente 12, 24 ou 36, não dava para desperdiçar tirando fotos de qualquer coisa e você também escolhia se queria filme colorido ou preto e branco. Depois de tirar as fotos você tinha que retirar o filme da máquina e levar a algum lugar para revelar. Após alguns dias você pegava as fotografias e neste momento cheio de ansiedade é que você descobria quais ficaram boas e quais ficaram um lixo. As vezes também acontecia de você abrir a máquina sem querer e “queimar o filme” estragando todas as fotos... Ou, como aconteceu comigo uma vez, de esquecer de colocar o filme na máquina e sair tirando várias fotos achando que o filme estava rendendo... Nosso backup/Copia das fotos eram esses filmes revelados conhecidos como negativos, todo mundo tinha uma caixa onde guardava vários destes caso precisasse refazer alguma foto !
Das revistas que as crianças adoravam nos anos 70/80/90 já falei da Recreio, do Transfer e da Destaque e Brinque e aqui está uma outra que era bem legal, a de Pintura Mágica com água onde você só precisava do pincel e um copinho com água e ao passar a água pelos desenhos eles iam ficando coloridos e você achava que pintava muito bem... Também tinha a Risca e Aparece que como o nome já diz você ia rabiscando nos espaços em branco com um lápis e os desenhos iam aparecendo na revista. Outro dia me perguntaram qual era o nome da revista concorrente do Transfer ! Pois bem, era a revista Kalkitos que assim como o Transfer você rabiscava as figurinhas para que elas grudassem no cenário da revista e assim você ia montando a história da sua maneira ! Cada edição tinha um tema: Atletismo, Escoteiros, Beduínos e etc . Nas fotos temos a edição "O Barão Vermelho" da Kalkitos e a Destaque e Brinque de 1979 que montava uma máquina fotográfica !
|
||
65
|