LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !
Memory Chips
|
||
Aproveitando que as olimpíadas de 2004 estão chegando resolvi lembrar um pouco dos jogos olimpícos que ocorreram nas décadas de 70 e 80, afinal são as décadas exploradas aqui no Memory Chips ! Você se lembra de cada uma delas ? Lembra se estava torcendo para o Brasil ganhar uma medalha de ouro ? Vamos refrescar a memória...
Realizada em Munique na Alemanha com a participação de 122 países, esta olimpíada teve como grande vencedora a antiga União Soviética, seguida pelos EUA. O Brasil enviou 129 atletas e conseguiu duas medalhas de bronze uma com Nelson Prudêncio, no salto triplo, e a outra no judô com Chiaki Ishii. No futebol o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase da competição... Esta foi a primeira olimpíada a ter um mascote, que no caso era um cachorrinho basset (Dachshund) todo colorido com as cores dos jogos de Munique e que se chamava Waldi.
Montreal (1976) 17 de julho a 1º de agosto Realizada em Montreal no Canadá com a participação de 92 países esta olimpíada também teve como vencedora a União Soviética, seguida pela Alemanha Oriental e depois pelos EUA e o Canadá que patrocinava os jogos não conseguiu conquistar nem uma das medalhas de ouro. O Brasil repetiu o feito da olimpíada anterior e conquistou novamente duas medalhas de bronze, uma no salto triplo com João Carlos de Oliveira (João do Pulo) e a outra no Iatismo com Peter Ficker e Reinaldo Conrad, o futebol ficou em quarto lugar.
O mascote desta olimpíada foi o castor Amik escolhido por representar a amizade, a paciência e o trabalho dedicado que ajudaram a construir o Canadá.
Realizada em Moscou na URSS com a participação de 81 países esta olimpíada foi boicotada pelos EUA por motivos políticos, sendo assim, mais uma vez a grande vencedora foi a União Soviética. Decidida a fazer um memorável evento a URSS organizou com maestria esta olimpíada e preparou inesquecíveis cerimônias de abertura e encerramento. O Brasil teve uma participação histórica nesta olimpíada conquistando pela primeira vez duas medalhas de ouro, ambas no iatismo (Alex Welter/Lars Bjorkstrom–Tornado e Eduardo Penido/Marcos Soares–470). Além de duas medalhas de bronze, novamente João do Pulo no Salto Triplo e a outra na natação masculina (nado livre 4x200). Na sua memória deve ter ficado guardada a imagem do mascote dos jogos de Moscou que era um ursinho chamado Misha. Com sua imagem cativante ele conquistou o coração de muitos e chegou até a viajar pelo espaço junto a dois cosmonautas. Nas cerimônias de abertura e encerramento as imagens do ursinho eram formadas pela junção de centenas de cartolinas que o público manipulava na arquibancada do estádio olímpico e que juntas mostravam Misha sorrindo, segurando flores e na despedida da olimpíada, derramando uma lágrima que emocionou a todos.
Los Angeles (1984) 28 de julho a 12 de agosto Realizada em Los Angeles nos Estados Unidos com 141 países participantes esta olimpíada foi usada pelos soviéticos para dar o troco pelo boicote da olimpíada passada. Assim ficaram de fora destes jogos a União Soviética e a Alemanha Oriental, o que acabou por favorecer os EUA que foram os vencedores desta olimpíada. Em segundo lugar ficou a Romênia e em terceiro a Alemanha Ocidental. O Brasil tem um desempenho memorável e conquista 8 medalhas. Consegue o ouro no atletismo (800m) conquistado por Joaquim Cruz, que após ganhar atravessa o estádio olimpico carregando a nossa bandeira. Cinco medalhas de prata nas seguintes modalidades: Iatismo com Torben Grael/Daniel Adler/Ronaldo Senft-Soling; Natação com Ricardo Prado nos 400m medley; Judô (meio-pesado) com Douglas Vieira ; Vôlei com a equipe masculina de Bernard, Xandó e Montanaro e no Futebol com a equipe comandada por Jair Picerni. E não podemos esquecer também das duas medalhas de bronze no judô conquistadas por Luís Onmura (meio-leve) e Walter Carmona (médio). O mascote desta vez foi uma pequena águia chamada Sam criada pela equipe da Disney e que tinha uma cartola decorada nas cores azul, branco e vermelho simbolizando os EUA. Desta olimpíada você deve lembrar da suíça Gabriele Andersen-Scheiss que emocionou muita gente ao completar a maratona vinte minutos depois da atleta vencedora. Determinada a completar a prova ela entrou no estádio cambaleando e ao cruzar a linha de chegada teve de ser atendida pelos médicos mas foi aplaudida de pé pelo público. Outros destaques foram o americano Carl Lewis nas provas de atletismo e o aparecimento de Michael Jordan no basquete.
Seoul (1988) Realizada em Seoul na Coréia com a participação de 159 países, esta olimpíada teve o boicote somente de Cuba e portanto marcou a volta da competição acirrada entre os países. Vale lembrar que esta foi a última participação da União Soviética pois no ano seguinte com o fim da mesma os países que a compunham passaram a competir individualmente. A vencedora foi a União Soviética seguida pela Alemanha Oriental. O Brasil conquistou seis medalhas sendo uma de ouro com Aurélio Miguel no judô (meio-pesado), duas de prata , uma com Joaquim Cruz no atletismo (800m) e outra no futebol, e três medalhas de bronze, uma no atletismo (200m) com Robson Caetano e duas no Iatismo com Lars Grael/Clínio de Freitas-Tornado e Torben Grael/Nelson Falcão – Star. Desta olimpíada você deve lembrar de Ben Johnson que após
ganhar o ouro nos 100m rasos com a incrível marca de 9.79 segundos
teve que devolver sua medalha por ter sido pego no exame anti dopping… Para
maiores detalhes dê uma olhada no site da Gazeta Esportiva (ver
seção de créditos) de onde foram extraídas
algumas das informações relacionadas acima.
|
||
36
|