SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Pessoal, já citei vários programas nacionais aqui no Memory Chips e agora gostaria de dar um destaque especial a alguns deles trazendo mais informações, imagens e sons que marcaram nossa época, espero que vocês gostem e lembrem com saudades ! Inauguro a seção TV Brasil com o Sítio do Picapau Amarelo !


TV BRASIL

Sítio do Picapau Amarelo (1977-1986)

Sítio do Picapau AmareloPersonagens Principais:
Dona Benta (Zilka Salaberry)

Tia Nastácia (Jacyra Sampaio)

Narizinho (Rosana Garcia 1977-1980)
(Daniela Rodrigues 1981-1982)
(Isabela Bicalho 1983-1984)
(Gabriela Senra 1985-1986)

Pedrinho (Júlio César Vieira 1977-1980)
(Marcelo José 1981-1984)
(Daniel Lobo 1985-1986)

Emília (Dirce Migliaccio 1977)
(Reny de Oliveira 1978-1982)
(Suzana Abranches 1983-1986)

Visconde de Sabugosa (André Valli)

Elenco do Sítio Tio Barnabé (Samuel Santos)

Saci (Romeu Evaristo)

Cuca (Dorinha Duval 1977)
(Stella Freitas 1978-1980)
(Catarina Abdalla 1981-1986)

Zé Carneiro (Tonico Pereira)

Garnizé (Canarinho)

Zé Bento (Nelson Camargo)


Sinopse:
Baseado na obra de Monteiro Lobato, esta versão televisiva do sítio que passou de 1976 a 1986 na Globo é simplesmente inesquecível. O relógio marcava 17:30 e a TV começava a tocar:

Marmela-da de Banana;
Banana-da de goiaba;
Goiaba-da de marmelo...
Sítio do Picapau Amarelo...

Boneca de pano é gente;
Sabugo de milho é gente;
O Sol nascente é tão belo...
Sítio do Picapau Amarelo;

Rios de prata, piratas,
Vôo sideral na mata,
Universo paralelo...
Sítio do Picapau Amarelo;

No país da fantasia;
Num estado de euforia;
Cidade Polichinelo...
Sítio do Picapau Amarelo


Trilha Sonora Sítio do Picapau Amarelo





Sítio do Picapau AmareloE então nós mergulhávamos no mundo de fantasias que Monteiro Lobato criou em seus 23 livros voltados para crianças onde sacis, fadas, bonecas falantes e sabugos sábios ensinavam, e divertiam as crianças e adultos de um jeito simples e puro. Dia após dia, nós esperávamos pelo próximo capítulo para saber se Pedrinho iria realmente conseguir capturar o Saci, ou então como Emília ia passar a perna na Cuca !

Dona BentaQue vontade de provar os quitutes de Tia Nastácia ou então ouvir as estórias contadas por Dona Benta ! E que tal passar a noite ouvindo os "causos" do Tio Barnabé que já tinha visto todo tipo de assombração que existia por aquelas bandas...

Tia NastáciaA sabedoria do Visconde ajudava a resolver os problemas e a esperteza da boneca Emília dava um jeito em tudo com um simples Faz-de-Conta...

Pedrinho esquecia dos problemas da cidade grande e ia passar as férias no sítio Narizinhoonde encontrava Narizinho envolvida com a realeza do Reino das Águas Claras...

Tudo isso nos era oferecido através de um programa muito bem produzido, com excelentes atores escolhidos a dedo e uma equipe de roteiristas acessorados por psicólogos e pedagogos e uma trilha sonora fantástica que nos deixava sempre com aquela vontade de quero mais !

PedrinhoUm sítio construído no Rio de Janeiro em Barra de Guaratiba servia como cenário para retratar as aventuras criadas por Monteiro Lobato. Nos 9 anos da série, que renderam 1436 capítulos, alguns atores foram sendo substituídos como Narizinho (Rosana Garcia) e Pedrinho (Júlio César) que ao crescerem deram lugar a outras crianças e também a Emília e a Cuca que foram interpretadas por 3 atrizes diferentes.

Através da TV a obra de Monteiro Lobato pode continuar o trabalho iniciado nos livros, levando cultura, educação e um pouco do folclore nacional para as crianças de todas as idades.


Você sabia que:
Zilka Salaberry (Dona Benta) se afeiçoou tanto com a Vaca Mocha que quando o seriado acabou em 1986, a Globo a presenteou com a vaquinha !

Que na verdade o Saci era interpretado por duas pessoas ! O baiano Genivaldo da Silva foi escolhido por ter apenas uma perna mas como não conseguia decorar o texto, contrataram o ator Romeu Evaristo. "O Saci que saltava na mata era ele, mas quem interpretava era eu", lembra Evaristo.

Tio BarnabéQue a princípio André Valli ia interpretar o Zé Carneiro e Tonico Pereira o Visconde mas Tonico ficou doente e foi substituído por Valli na última hora. Mais tarde, Tonico entrou para o sítio no papel do próprio Zé Carneiro !

Que de início Zilka Salaberry não estava muito confortável em interpretar o papel de Dona Benta !

Cuca
Que Patrícia Travassos fez testes para ganhar o papel da boneca Emília mas o personagem ficou para a veterana Dirce Migliaccio que já havia feito "Pluft, o Fantasminha".

Emília
Que na última vez que se viram, a equipe da Globo "Fez de Conta" que iriam se reencontrar no dia seguinte para gravar !


Sítio do Picapau Amarelo
E por fim gostaria de prestar uma homenagem à querida Jacyra Sampaio (Tia Nastácia) e ao querido Samuel Santos (Tio Barnabé) que tanto nos alegraram e que agora estão talvez num outro Sítio do Picapau lá em cima no céu !

 

Obs.: As bases de algumas imagens acima foram conseguidas
no site Pirlimpimpim (Veja seção de Créditos)



Página Anterior Próxima Página

 
 
26
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter