SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70, 80 e 90 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Quase todos têm lembranças marcantes que envolvem algum carro do passado, seja de viagens com seus pais, parentes ou amigos ou quem sabe de sair com seu par para dar uns amassos dentro do carro, de cuidar com carinho do carro para que ele ficasse sempre como novo e dar umas voltas para impressionar os amigos. Agora vamos relembrar alguns destes carros que ficaram para sempre em nossa memória !

Primeiro vamos falar da década de 70 no Brasil onde o público estava querendo novidades e os fabricantes cientes deste mercado criaram diversos novos modelos que ficaram pelas ruas por muitos e muitos anos.



OPALA

O Opala, lançado no Brasil em 1968, ficou marcado como referência de carro de luxo por muitos anos, uniu o design europeu ao motor americano e cativou os brasileiros com seu conforto, acabamento sofisticado e sua potência.

Com modelos de 4 e de 6 cilindros ele tinha a versão especial e a Deluxe que era ainda mais cara !

Em 1972 foi eleito o carro do ano e só deixou de ser fabricado em 1992.

Durante estes anos várias versões foram lançadas e foram ganhando novos nomes como o Opala SS (esportivo), a Caravan, o Comodoro, o Diplomata...

 

 

Opala 72

 

DODGE DART

Em 1969 a Chrysler lança o Dodge Dart no Brasil com o maior motor já fabricado por aqui um V8 de 198cv que alcançava 180km/h.

Depois vieram outros modelos como o Dodge Charger R/T esportivo com seu motor V8 de 215cv que ia de 0 a 100km/h em 11 segundos. Só usava gasolina azul de maior octanagem e fazia 4 km/l na cidade.

Com a crise do petróleo foi lançado o Dodge Polara com 4 cilindros que tinha um consumo menor.

 

O Dodge era o carro certo para quem procurava potência e foi eleito o carro do ano em 1970, saiu de linha em 1981 quando a VW comprou as ações da Chrysler do Brasil.


 

TL
Em 1970 a VW lançou no Brasil o cupê TL que era baseado no VW1600 Touring Luxo alemão, com 65cv de potência, refrigerado a ar, oferecia mais potência e mais espaço interno além de ter um porta malas de bom tamanho.

Não foi um sucesso de vendas, mas ficou no mercado até 1976.

 

CHEVETTE
Em 1973 a General Motors lança o Chevette que veio para concorrer com o Fusca. Foi feito com base no Kadett alemão de 4a geração e saiu primeiro no Brasil com o nome de Chevette na versão SL com 4 cilindros, potência de 69cv, quatro marchas e duas portas (o que era bem comum na época) fazendo muito sucesso.

Ficou no mercado até 1993 passando por várias mudanças de estilo e mecânica no decorrer destes anos.


 

BRASÍLIA
A VW por sua vez lançou também em 1973 a Brasília, com uma carroceria atualizada aliando a robustez do Fusca a um maior espaço interno, ficou no mercado até 1982. Tinha plataforma derivada do Karmann Ghia e motor 1600 refrigerado a ar.

Eu me lembro de ter aprendido a dirigir em uma destas e mais tarde este carro seria eternizado pela música dos Mamonas Assassinas (“... Minha Brasília Amarela, está de portas abertas...”)





MAVERICK
A Ford lança o Maverick neste mesmo ano de 1973 para concorrer com o Opala. Saiu nas versões Super e Super Luxo com 6 cilindros e na versão GT com 8 cilindros e 197cv. Apesar da intensa campanha publicitária o carro não fez tanto sucesso com o público e sua produção foi encerrada em 1979.


 

PASSAT
O Passat surgiu no Brasil em 1974, lançado pela VW com motor 1.5 de 4 cilindros com tração dianteira e refrigeração a água.

O carro foi muito bem aceito pelo público pois apresentava conforto e desempenho de carro muito maior pelos padrões brasileiros da época. Surgiram várias outras versões e o carro está no mercado até hoje já na sua 7a geração.


 

CORCEL
O Corcel lançado pela Ford ficou no mercado de 1968 até 1986 estabeleceu um novo padrão, graças aos níveis de conforto, silêncio e economia que oferecia.

Chegou com quatro-portas na versão sedã e teve versões cupê, perua (Belina) e GT com apelo mais esportivo.

Em 1977 chegava ao mercado o Corcel II com uma carroceria totalmente nova parecendo ser bem maior, enfim ao longo dos anos foi mudando de aparência e conquistou o título de carro do ano em 1969, 1973 e 1979.

 

FIAT 147


Em 1976 a Fiat estreia no Brasil com seu Fiat 147, trazendo um novo conceito em tecnologia que visava atender a necessidade de um carro econômico devido à crise do petróleo da época.

Lançado nas versões L e GL com motor 1050 de 55cv que mostrava em sua propaganda fazer 14km/l.

Foi o primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro, com desembaçador traseiro e o primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo.

Ficou no mercado até 1986 sendo eleito o carro do ano em 1978

 

 

 

 

 

Os Carros do Ano

Abaixo temos os 10 carros do ano de 1970 a 1979 segundo a revista Auto Esporte, confira se você andou ou quem sabe teve algum deles !

1970 - Dodge Dart

1971 - VW TL

1972 - Chevrolet Opala


1973 - Ford Corcel

1974 - Chevrolet Chevette

1975 - VW Passat

1976 - Chevrolet Caravan

1977 - Dodge Polara

1978 - Fiat 147

1979 - Ford Corcel

Estes foram apenas alguns dos carros mais famosos desta época, sei que ficou faltando falar de diversos carros como o luxuoso Landau, o Alfa Romeo, a Variant, o SP1 e muitos outros.

Com o tempo novas páginas falando destes e outros carros serão criadas, mas você pode usar os comentários abaixo para lembrar do seu carro preferido desta época !

Você Sabia:
- Que os carros dos anos 70, faziam em média oito vezes mais ruído que os de hoje ?
- Que atualmente um automóvel consome 25% menos combustível que há 20 anos ?




Página Anterior Próxima Página

 
 
58
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2023



Facebook Twitter