SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

A Festa do Monstro MalucoEstava com saudades de ficar em casa vendo sessão da Tarde e lembrei de mais alguns filmes clássicos que eram constantemente repetidos:

Lembra da Festa do Monstro Maluco ? Era um filme feito com animação de bonequinhos e contava a história de uma festa onde O Incrível Sr. Limpettodos os monstros do mundo eram convidados, tinha a Múmia, Drácula, Frankestein, Homem Invisível e outros !

E do filme "As 7 Faces do Dr. Lao" onde um oriental chegava numa cidade do velho oeste com seu circo fantástico onde ele dava vida a vários personagens e também uma lição de moral em todos os habitantes da cidadezinha;

As 7 Faces do Dr. Lao
E tinha um que misturava filme e desenho animado sobre um cara que virava um peixinho do mar, o nome era o incrível Sr. Limpet.

Lembra do Leão Vesgo que falava daquele leão que precisava usar óculos pois enxergava tudo desfocado.

 

E de modo geral você lembra:

Que nas festinhas infantis as garrafas de refrigerante eram vestidas com figuras decorativas de papel e colocadas em cima da mesa junto do bolo ?

O Leão  VesgoTambém lembro que nos bairros sempre passavam os garrafeiros recolhendo jornais e garrafas velhas e trocando por biscoitos, pirulitos ou pintinhos coloridos ! Pobres pintinhos, que quando sobreviviam, acabavam virando um franguinho e aí sua mãe não sabia como se livrar dele pois a gente já gostava muito do bichinho !

Lembra dos carros de polícia Preto e Laranja ? Tinha os besourinhos que eram fuscas e as barcas que eram Veraneios.

E dos ônibus da CMTC em cores azul marinho e bege !

Você lembra que antes da TV iniciar as transmissões normalmente apareciam aquelas faixas coloridas, ficavam tocando umas músicas e de quando em quando um locutor anunciava com voz magistral: "Estamos transmitindo sinais a cores para ajuste de nossos transmissores." Aí, um pouco antes do início da programação, o mesmo locutor anunciava: "Dez horas, Sítio do Picapau Amarelo, Dez e vinte, TV Mulher..."

Telefone de DiscoE quando você desligava aquela sua TV antigona, branco e preto, você lembra que ficava um pontinho luminoso bem no centro da tela que depois desaparecia ! Pois é, pequenos detalhes que marcaram nossa época !

Lembra destes telefones onde você discava o número ao invés de teclar ? Eles eram bem pesados e quando tocavam você ouvia o TRIMMMM na casa inteira !

Por falar em telefone, lembra dos Planos de Expansão da Telesp que você ficava anos na fila esperando que fossem instalar novas linhas no seu bairro e que na época ter telefone era um grande investimento !

Nos anos 80 a moda eram as danceterias ! Em São Paulo era todo fim de semana na Toco, na Up and Down, na Contra-Mão , na Overnight e em outras !

Quando eu era pequeno minha mãe me ensinou um versinho que dizia assim:

Hoje é Domingo pede cachimbo;
Cachimbo é de barro bate no jarro;
O jarro é de ouro bate no touro;
O touro é valente chifra a gente;
A gente é fraco cai no buraco;
Buraco é fundo, acabou-se o mundo !

E quando sua garganta ficava infeccionada e seu pai vinha com aquele palito de madeira comprido com um chumaço de algodão na ponta para pincelar a garganta com COLUMBIAZOL ! Era horrível né ?

100 CruzadosVocê consegue lembrar todos os nomes do papel moeda utilizado no Brasil entre as décadas de 70 e 80 ? Foram vários ! Olhando aqui ao lado você pode também tentar lembrar o que você comprava com esta nota de 100 Cruzados !

Para tocar o seu disco de vinyl você usava aquelas vitrolas automáticas com um pino no centro onde você podia empilhar vários discos de uma vez ? E tinha o controle de rotações, você escolhia entre 33 e 1/3 , 45 ou 78 RPM (Rotações por Minuto).

Em São Paulo a Telesp tinha o serviço 200 com mensagens gravadas, se bem me lembro tinha o 200-1234 que a gente ligava e ouvia uma historinha e outros que davam notícias ou contavam uma piada !

Batom Boka LokaLembra do leite de colônia na embalagem de vidro onde você via um depósito de pó no fundo ? E que tal os lenços umidecidos da Phebo ou o perfume Cashemire Bouquet e Contourrê. E em páginas anteriores eu citei o batom Boka Loka da Davene (Aquele da novela) mas faltou mostrar uma imagem. Aqui está !

E que tal aquelas velhas enceradeiras da Arno para deixar o assoalho brilhando ! Ou será que você usava o velho e pesado "escovão" com Bombril embaixo ! Que dureza !

Lembra das lojas Petistil com roupas para crianças e adolescentes ? E da Ultralar que vendia eletrodomésticos tais como geladeiras Frigideire que eram fabricadas pela General Motors (é a mesma que hoje só fabrica carros !)

Pra quem é de Belo Horizonte:

Lembra dos refrigerantes "Alterosa" e do "Mate Couro" (este existe até hoje) e o "Guarapan" (que imitava a Coca-cola) ?

E das lojas "Bakana" ou do mercado "Pag Pouco" ?



Página Anterior Próxima Página

 
 
28
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter