SAIR



Nossa História
Contando como o Memory Chips começou !


 
Memory Chips
 
 

Um pouco da nossa história...

Versão inicial do Tommy Por incrível que pareça o Memory Chips já tem mais de quinze anos de idade, assim você que tem 15 anos ou menos e está lendo esta página, não era nascido quando começamos !! Ou seja o site se transformou em matéria para o próprio site ! Cabe então contar um pouco de nossa história:

Nos idos de 2001 eu estava procurando informações na Internet sobre os desenhos japoneses que assistia quando criança (Fantomas, Super Dínamo, etc). A internet ainda não era assim tão popular e não era tão fácil encontrar informações sobre determinados assuntos. Sentindo esta dificuldade pensei, por que não criar um site para detalhar este tipo de informação e aproveitei para criar algumas páginas sobre lembranças dos anos 70 e 80.


No início o Memory tinha uma página de apresentação antes da página principal

Após muita pesquisa e grande dificuldade para encontrar imagens na rede que traziam estas lembranças à tona, entrou no ar pela já extinto HPG (hospedagem gratuita) o site www.memorychips.hpg.com.br

O nome MemoryChips remete aos chips de memória de computador onde o site fica armazenado quando está sendo lido por vocês e ao mesmo tempo é uma tradução literal de "lascas de memória" que cada um guarda em sua mente, vindas de experiências marcantes do passado e que aqui no site vão se juntando e se transformam em uma memória coletiva.

Versão HPG em 2002 Alguns perguntavam o porquê de um tomate ser o símbolo/mascote do Memory Chips, bom... quando pensei na página inicial imaginei o que poderia sugerir lembranças ou memórias do passado mas achei que um cérebro ia passar uma impressão de um site sobre medicina, então decidi por alguém pensando, lembrando do passado, mas quem ?

Não queria colocar uma pessoa, então desenhei o Tommy, o tomate nostálgico ! Se você ainda tem dúvida: "Mas por que um tomate ?" Bom... porque ele ficou fofo e nostálgico :)

Naquela época era comum os sites terem música ou som na entrada, era tudo novidade e o MemoryChips não foi diferente. Confira abaixo o tema que tocava quando se entrava na página principal do Memory:

Tema do MemoryChips

Como premissa optei por publicar no site apenas boas lembranças do passado e evitar aquilo de ruim que já se foi, da mesma maneira o site evita publicar lembranças relacionadas a cigarro e bebidas, tão comuns nos anos 70 e 80, para não incentivar a criançada de hoje a entrar nesta furada !

Natal 2002 Felizmente o sucesso foi grande devido a uma onda de nostalgia dos anos 80 que estava começando a se espalhar pelo país e diversos sites nesta mesma linha apareceram mas, muitos já se foram.

Assim colaborações de internautas com suas próprias lembranças e pedidos diversos sobre desenhos, séries de tv e coisas da época começaram a chegar, o que deu origem a mais páginas e fez o Memory crescer !

Em 2003 o número de acessos só crescia, então criei o domínio www.memorychips.com.br e consegui uma parceria com uma empresa de hospedagem o que permitiu que o site entrasse no ar com seu nome definitivo. Versão 2003

Algum tempo depois o trafégo de dados gerado pelo site ficou muito alto e a empresa desistiu da parceria. Desde então o MemoryChips passou a operar de modo independente, bancando os seus custos através de propagandas no site, doações de internautas e quando a receita não é o suficiente com dinheiro do meu próprio bolso mesmo !

Em 2005 criei o Memory Tilt, um subsite do MemoryChips que falava só sobre máquinas de fliperama, uma de minhas paixões de infância. O site ficou no ar durante alguns anos mas devido ao baixo número de acessos e o trabalho de manter 2 sites acabei por tirá-lo do ar.


Memory Tilt


Mais tarde criei a página do Memory no Facebook e também no Twitter, o que me facilita postar informações de modo muito mais rápido que criar uma nova página e também atende a nova geração, ávida por novidades e rapidez na informação.

Versão 2004

Nesses 15 anos a tecnologia mudou muito o que me forçou a reformular o site mais de uma vez. Agora aos poucos está entrando no ar a versão que pode ser lida nos tablets e celulares, coisa que em 2001 nem se cogitava !

Alguns imaginam que existe uma empresa ou coisa do tipo por trás do Memory Chips mas sempre cuidei do site sozinho o que dá um trabalho imenso ! Infelizmente com o passar dos anos meu tempo livre foi diminuindo, vieram os filhos e outras prioridades e por vezes pensei em parar de vez com o site !

Mas mensagens de incentivo e apoio dos internautas me levaram a manter o site no ar até hoje ! Claro que as atualizações são mais espaçadas mas o material ainda está todo aqui para quem quer matar saudades, pesquisar ou voltar um pouquinho ao passado !

Versão 2015 Enfim já se foram mais de 15 anos onde muitas páginas foram criadas e o MemoryChips apareceu em jornais, revistas e no rádio, serviu de fonte para livros e trabalhos de faculdade e ajudou milhares de pessoas a esquecer um pouco da correria do dia a dia e se conectar com suas boas memórias do passado !

Eu só tenho a agradecer o carinho de todos que por aqui passaram e enquanto for possível vou manter o site no ar, com páginas novas cheias de coisas antigas. Como eu mesmo já disse aqui no site:

Lembre-se, o seu presente hoje será seu passado amanhã, as boas lembranças ficarão e se tornarão Nostalgia, tal qual este site ! As más lembranças... deixem que o tempo cuide de apagá-las !

Daniel Bonini     



Próxima Página

 
     

 


Doação

Ajude o Próximo

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter