SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

TV - BRASIL II

Você acordava, corria para a TV, provavelmente uma branco e preto cheia de válvulas, ligava e ficava esperando a imagem aparecer (pois naquela época demorava até ela aparecer...) e você já ia ouvindo aquela musiquinha que dizia assim:

Todo dia é dia , Toda hora é hora.
De saber que este mundo é seu...
Se você for amigo e companheiro,
Com alegria e imaginação !

Vivendo e sorrindo,
Criando e rindo,
Será muito feliz e Todos...
Serão também !

Tema de Vila Sésamo


Ana Maria e GuguEra o programa Vila Sésamo que estava começando na sua versão adaptada para o Brasil e você ficava vidrado na telinha para ver seus amigos Ênio, Beto, Garibaldo e até o chato do Gugu dentro de seu barril !

Se você se identificou com o que eu disse acima é porque você foi uma criança sortuda que entre os anos de 1972 e 1976 teve a chance de assistir Vila Sésamo na TVGaribaldo, Gugu, Gabriela, Funga-Funga e recebeu ensinamentos básicos que o ajudaram a aprender a contar, soletrar, ler, etc. Tudo isso brincando junto com os personagens da Vila que proporcionavam um programa divertido e educativo como há muito tempo não vemos na televisão brasileira.

Vila Sésamo passou primeiro na TV Cultura / TVE e depois na Globo e era uma adaptação do programa americano Sesame Street da CTW (Children's Television Workshop) que passa até hoje na programação de lá.

Vila Sésamo nos EUAAqui o programa mostrava o dia a dia do pessoal da chamada Vila Sésamo que era composto por um grupo de crianças, pelo seu Almeida (Manoel Inocêncio) dono do armazém que era amigo do Juca (Armando Bógus) que era casado com a Gabriela (Aracy Balabanian) e era primo da professora Ana Maria (Sônia Braga) que namorava o Antônio (Flávio Galvão).

Todos estes habitantes viviam junto das bagunças criadas por um enorme pássaro de longas pernas chamado Garibaldo (Laerte Morrone), de um sujeito muito ranzinza que não saia de dentro de seu barril chamado Gugu, do Funga-Funga que era um tipo de elefante bastante esquisito e de outros bonecos muito engraçados que vieram do programa original americano como o Ênio e o Beto que viviam discutindo por causa de bolachas !

Juca, Gugu, Ana Maria, Gabriela, Antônio, Garibaldo

Você sabia:
Que o Garibaldo aqui no Brasil era azul e não amarelo como o Garibaldo original do programa americano ! Mas tudo bem as gravações ainda eram em preto e branco !

 

 

Globinho

Paula Saldanha Paula Saldanha Globinho era aquele telejornal feito para crianças e adolescentes mas que também era assistido por muitos adultos ! Passava na Globo (É claro...) e era apresentado pela bela e carismática Paula Saldanha.


Globinho foi apresentado de 1972 até 1983, duas vezes por dia (uma de manhã e uma de tarde), mas só a partir de 1977 é que a Paula Saldanha passou a ser a apresentadora.

Abertura do Globinho pra você matar saudades !


Em meio às entrevistas e reportagens, também eram apresentados desenhos alternativos dos quais eu me lembro de:

Mio e Mao que eram dois gatinhos feitos com massinhas que faziam bagunça enquanto tocava aquela musiquinha... Mio, Mao, Mio, Mao, lá, lá, lá, lá, lá, lá !

Tema de Mio e Mao

A linha, que era um desenho que mostrava uma linha desenhada a lápis e que se transformava em um personagem e em vários objetos enquanto contava uma histórinha.

Vermelho e Azul que também era uma animação com massinhas.

Disco com a Trilha Sonora da Família BarbapapaE me lembro também da família Barbapapa, que já cheguei a citar aqui no Memory Chips e que mostrava as aventuras de uma família de 9 bichinhos (?!?) que podiam assumir qualquer forma.

Tema da Família Barbapapa

Barbapapa, Barbamama e seus sete filhos Barbaclic, Barbacuca, Barbazoo, Barbatinta, Barbalala, Barbaploc, e Barbabela, cada um de uma cor e com uma característica especial, por exemplo o Barbazoo era amarelo e gostava de cuidar dos animais, Barbatinta era preto e peludo e adorava pintar as coisas e assim por diante;

Você Sabia:
Que o Globinho, em pleno regime militar, era o único telejornal que não sofria censura prévia do governo por ser um programa infantil ! Assim eram apresentadas várias reportagens que haviam sido cortadas em outros telejornais !

Que o Globinho tinha equipes com repórteres mirins em cinco capitais do Brasil !

Pois é, agora só nos resta ficar na saudade de mais um programa que ao mesmo tempo era educativo e divertia contribuindo para a formação da criança daquela época !

Que o macaquinho que acompanhava a Paula na apresentação do Globinho chamava-se Loyola !



Página Anterior Próxima Página

 
 
29
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter