SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

JOGOS ELETRÔNICOS

Casio Game-10 Desta vez resolvi falar um pouco mais sobre os jogos eletrônicos das décadas de 70 e 80 ! Nem todo mundo tinha a chance de possuir estas maravilhas da época mas com certeza tiveram contato com as mesmas, seja na casa de um colega, na escola ou mesmo numa loja de departamentos tipo Mappin ou Mesbla.

Era só procurar onde estava a molecada amontoada que com certeza você ia encontrar um telejogo, um Atari 2600, um Odissey ou outra novidade fascinante !

Vendo a capacidade e definição dos videogames atuais eu me lembro de meus avós que ao me verem brincando com um relógio com joguinho falavam assim:

“Nossa, não sei o que está gente ainda vai inventar !” Pois é ! O tempo passa rápido e muito mais rápido ainda quando se fala de tecnologia !

Casio Melody AlarmViajando um pouquinho ao passado em direção ao final da década de 70, lembro que a moda eram os relógios CASIO com melodias e com joguinhos !

O videogame ainda não tinha sido inventado e o pessoal do colégio, na hora do recreio, fazia uma rodinha em volta do garoto que tinha um CASIO Game-10, todos querendo uma chance de controlar naves espaciais através daqueles minúsculos botõezinhos do relógio.

Soccer da Mattel - 1978Também já apareciam os primeiros joguinhos que você segurava na mão e tinha uma telinha onde pequeninas luzinhas vermelhas (leds) acendiam e apagavam acompanhadas de sons eletrônicos para simular uma incrível partida de futebol, veja o exemplo ao lado com o Soccer da Mattel (1978) !

Rapidamente a tecnologia avançou e dezenas de jogos em relógios apareceram mas a moda já era outra pois tinham surgido os inesquecíveis Game Watches da Nintendo que fazendo uso das telas de cristal líquido fascinaram e viciaram as crianças que tiveram contato com estes joguinhos.

Exemplos clássicos são o Fire de 1980 onde você controlava dois bombeiros com uma maca para a esquerda e para a direita tentando salvar pessoas desesperadas que pulavam de um prédio em chamas.

Fire - 1980 Incrível o que se conseguia representar com umas pequenas figurinhas em branco e preto e muita imaginação !

Octopus, onde você tinha de pegar o tesouro no fundo do mar sem ser pego pelos braços do polvo que protegia o tesouro. E Snoopy Tennis onde você tinha que rebater as bolinhas de tênis jogadas pelo Woodstock são mais dois exemplos deste tipo de joguinho que era realmente uma delícia !

 

Donkey Kong - 1982
Então apareceram os Game Watches de tela dupla e com eles o Game Watch mais clássico que já existiu “Donkey Kong” !!!

Se você viu com certeza lembra que ele era todo laranja por fora com a frente em alumínio brilhante.


Você abria como se fosse uma carteira e o controle era um precursor do joystick pois podia controlar o adorável Mário para esquerda, direita, para cima e para baixo além de pular para escapar das armadilhas daquele terrível gorila...
(Você conseguia virar o placar ?).





Telejogo I Philco - 1977Nesta mesma época apareceram boatos de um aparelho que você podia ligar na TV, sim na TV, e jogar 3 jogos diferentes: futebol, tênis e paredão !!!

TelejogoAtravés de dois botões giratórios no console, um para cada jogador, dois palitos verticais se moviam para cima e para baixo junto a um pontinho quadrado que se movimentava pela tela e nós tinhamos mais uma vez uma incrível partida de futebol.

 

Telejogo II da Philco Estava inventado o Telejogo que aqui no Brasil foi lançado pela Philco em 1977.

Mais tarde apareceu o telejogo com 10 jogos e com controles destacavéis parecidos com um joystick e que permitiam mover seus jogadores em várias direções !

Se você tinha um Telejogo com certeza ouviu de seus pais ou avós algo do tipo: "Desliga isso menino que vai acabar quebrando a TV !" . Não sei de onde tiravam estas idéias...

 

AtariEntão o tempo passou e no ano de 1980 corria um boato de um telejogo que vinha com mais de cem jogos, ninguém acreditava que isso seria possível !

O que nós não sabíamos é que na verdade não era um telejogo mas sim a chegada das primeiras unidades do ATARI 2600 ao Brasil e que os jogos vinham agora em cartuchos podendo ser trocados a qualquer momento. Também apareciam os clássicos Joysticks e os não tão conhecidos Paddles que eram um outro conjunto de controles que acompanhavam os Ataris importados e serviam para jogar alguns jogos como o Kaboom !

Cartucho EnduroEstava inaugurada a era do videogame no Brasil e todos corriam para as lojas do Mappin, Mesbla, Cinótica e outras para ver esta maravilha e seus incríveis jogos que ficarão para sempre na memória do pessoal da época.

Criado em 1977 nos EUA o Atari começou a aparecer no Brasil por volta de 1980 com um pessoal que trazia umas unidades importadas.

River RaidEm 1981 as grandes magazines como o Mappin começam a vender estas unidades importadas por aqui e então surgiram os clones: Dynavision e Dactar . Oficialmente o Atari só seria lançado no Brasil em setembro de 1983, pela Polyvox da Gradiente e eu me lembro que ele vinha com o cartucho Missile Command.
Teve até aquela promoção do chiclete Ploc onde o pessoal concorria para ganhar um ATARI com três cartuchos, lembra ?

E você também quebrou seu joystick jogando Decathlon sem parar ?





Muitos dos jogos clássicos eu já comentei aqui no Memory Chips como Enduro, River Raid, Pac-Man e etc. Abaixo seguem mais alguns clássicos como Tênis, Frogger, Berzerk, Boxing e Megamania.

Tênis, Frogger, Berzerk, Boxing, Megamania, Pac-Man



Assim chegamos ao ano de 1983 que foi um ano mágico no que diz respeito aos videogames pois foram lançados no Brasil todos aqueles videogames que já existiam no exterior mas ainda eram novidade por aqui.

Odyssey da Philips Assim apareceu por aqui o Odissey criado em 1981 e lançado no Brasil pela Philips em 1983.

O Odissey vinha com um teclado alfanumérico e seus cartuchos possuiam uma alça e o nome traduzido para o português !

 


Odissey - Come-Come
Didi na Mina Os jogos tinham gráficos simples mas uma boa jogabilidade que deixa saudades de títulos como “Come-Come” que era um tipo de Pac-Man onde o herói K.C. Munchkin enfrentava o terrível vilão Dratapilar de Vênus !

Eu me lembro de ter participado de um concurso jogando Didi na Mina, acho que foi na Mesbla !

 

 

IntellivisionTambém apareceu o Intellivision criado pela Mattel em 1980 e lançado no Brasil em 1983 pela Sharp (Digiplay).

O Intellivision tinha uns controles diferentes compostos de um círculo e um pequeno teclado onde você encaixava um cartão específico do jogo para saber qual botão deveria ser pressionado.

 

Burgertime (Intellivision)Os gráficos e o som já eram bem mais avançados e fica uma saudade de temas clássicos como o Burgertime, onde um cozinheiro ia montando hamburgueres enquanto fugia das terríveis salsichas e picles tendo apenas um vidrinho com pimenta para se defender.

Outros jogos clássicos eram o Shark do tubarão e o Astroblaster de navezinhas.

O Colecovision criado em agosto de 1982 e lançado no Brasil entre 83 e 84 com o nome de Splicevision era o videogame mais avançado da época, com gráficos impressionantes, som e jogos incríveis mas que infelizmente no Brasil não teve grande divulgação.

 

SpliceVision (Imagem do site ColecoVisionbr)

Alguns jogos que deixam saudades são o clássico Donkey Kong e seu sucessor Donkey Kong Jr., Ladybug, BC's e o famoso Zaxxon.

 

 

Coleco Games

Ainda faltou falar dos últimos videogames da década de 80 e do sucesso do computador MSX no Brasil mas isso fica para uma próxima página !



Página Anterior Próxima Página

 
 
35
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter